Seguidores

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Extremoz e o Túnel dos Holandeses


                              # Primeira visita ao túnel dos holandeses

Sem dúvida, essa é uma das mais famosas lendas de Extremoz. Mesmo local que Joaquim Honório esteve há cerca de 100 anos. Acredito que o local revela, em alguma medida, parte da história de resistência indígena, em Extremoz, no contexto da colonização.

O túnel foi descoberto em 1915 por Joaquim Honório e sua história se transformou em uma das lendas mais conhecidas de cidade. Tudo indica ter sido construído pelos Jesuítas com ajuda dos indígenas, outra versão é que tenha sido construído pelos holandeses entre o período de 1633 e 1654.

Ao que se sabe o túnel teria sido descoberto por volta de 1915 por Joaquim Honório. Mas a sua construção deve datar, segundo historiadores, ainda do inicio do século XVII, portanto há quase 400 anos. No livro, As Lendas de Extremoz, de Simone Souza, (pág. 65) temos o relato de uma entrevista realizada com uma sobrinha de Joaquim Honório, personagem principal dessa história fascinante. A sobrinha chamada Olindina Honório em 1998, à época com 84 anos de idade, revelou que seu tio, ao fazer escavações ao redor da igreja, encontrou a entrada do túnel. Mas não ouro. Como dito por Câmara Cascudo, tudo que Joaquim encontrou dentro do túnel foi um tijolo e um cachimbo. O tijolo com o nome Manoel Tambaguassu seria o nome do frade que apareceu em forma de fantasma nos sonhos do jovem Joaquim.

Na obra, A história de Estremoz (com S), da Irmã Maria Dionice, (pág. 81) é dito que, esse evento ocorrido com Joaquim desperta a cobiça e a ambição de muitos exploradores que chegam a Extremoz de toda parte para explorar o local em busca de ouro. Sem dúvida esse movimento contribuiu para o estado em que a antiga igreja se encontre hoje. Apenas Ruínas. Dionice explica , ainda, que “De toda parte surgiram videntes e curiosos que esgravatam a terra derredor da velha igreja. Vem dos estados vizinhos, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, com planos, riscos e esquemas”.

Outro relato muito interessante sobre o tesouro de Extremoz encontramos na obra, Lendas do Brasil, de Gumercindo Saraiva, (pág. 103) ao citar o discurso de D. José Pereira (Bispo de Natal) falando sobre o verdadeiro tesouro de Extremoz. Onde lemos a seguinte advertência “Não busqueis tesouros encantados em subterrâneos desconhecidos. O vosso tesouro está nesta terra feraz, onde abundam as fruteiras, onde frondeja o eucalipto, onde cresce e frutifica o café em grãos de púrpura e de ouro, nesta lagoa maternal que fertiliza os vossos campos”.

Acredito, como adverte o Bispo, que a maior riqueza de Extremoz é a sua própria terra. Lugar mais agradável para se viver, não há.

Atenção: O túnel se encontra em uma área particular e não está disponível para visitação.

Agradecimento aos proprietários por autorizarem nossa entrada. Agradecimento especial ao colega e pesquisador Ricardo Barros, @historiasdeextremoz, pelas informações sobre a localização exata do túnel.

Não deixe de seguir nossa página no instagram @pedalandonahistoria1

Fontes:

Lendas do Brasil, Gumercindo Saraiva, 1984

A história de Estremoz, Ir.A. Maria Dionice, 1997

Lendas de Extremoz, Simone Souza, 2020

Página: @historiasdeextremoz (Ricardo Barros)

Um comentário:

  1. Extremoz uma cidade com muitas histórias pena que não tem um polo turístico para conhecimento da mesma.

    ResponderExcluir

COLEÇÃO “PERSONALIDADES EXTREMOZENSES” TEM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO LANÇADA

                                                Grupo Encantadores de Histórias No dia de ontem aconteceu o lançamento da 1ª edição da coleç...

Mais Vistos