Seguidores

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Extremoz e o Túnel dos Holandeses


                              # Primeira visita ao túnel dos holandeses

Sem dúvida, essa é uma das mais famosas lendas de Extremoz. Mesmo local que Joaquim Honório esteve há cerca de 100 anos. Acredito que o local revela, em alguma medida, parte da história de resistência indígena, em Extremoz, no contexto da colonização.

O túnel foi descoberto em 1915 por Joaquim Honório e sua história se transformou em uma das lendas mais conhecidas de cidade. Tudo indica ter sido construído pelos Jesuítas com ajuda dos indígenas, outra versão é que tenha sido construído pelos holandeses entre o período de 1633 e 1654.

Ao que se sabe o túnel teria sido descoberto por volta de 1915 por Joaquim Honório. Mas a sua construção deve datar, segundo historiadores, ainda do inicio do século XVII, portanto há quase 400 anos. No livro, As Lendas de Extremoz, de Simone Souza, (pág. 65) temos o relato de uma entrevista realizada com uma sobrinha de Joaquim Honório, personagem principal dessa história fascinante. A sobrinha chamada Olindina Honório em 1998, à época com 84 anos de idade, revelou que seu tio, ao fazer escavações ao redor da igreja, encontrou a entrada do túnel. Mas não ouro. Como dito por Câmara Cascudo, tudo que Joaquim encontrou dentro do túnel foi um tijolo e um cachimbo. O tijolo com o nome Manoel Tambaguassu seria o nome do frade que apareceu em forma de fantasma nos sonhos do jovem Joaquim.

Na obra, A história de Estremoz (com S), da Irmã Maria Dionice, (pág. 81) é dito que, esse evento ocorrido com Joaquim desperta a cobiça e a ambição de muitos exploradores que chegam a Extremoz de toda parte para explorar o local em busca de ouro. Sem dúvida esse movimento contribuiu para o estado em que a antiga igreja se encontre hoje. Apenas Ruínas. Dionice explica , ainda, que “De toda parte surgiram videntes e curiosos que esgravatam a terra derredor da velha igreja. Vem dos estados vizinhos, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, com planos, riscos e esquemas”.

Outro relato muito interessante sobre o tesouro de Extremoz encontramos na obra, Lendas do Brasil, de Gumercindo Saraiva, (pág. 103) ao citar o discurso de D. José Pereira (Bispo de Natal) falando sobre o verdadeiro tesouro de Extremoz. Onde lemos a seguinte advertência “Não busqueis tesouros encantados em subterrâneos desconhecidos. O vosso tesouro está nesta terra feraz, onde abundam as fruteiras, onde frondeja o eucalipto, onde cresce e frutifica o café em grãos de púrpura e de ouro, nesta lagoa maternal que fertiliza os vossos campos”.

Acredito, como adverte o Bispo, que a maior riqueza de Extremoz é a sua própria terra. Lugar mais agradável para se viver, não há.

Atenção: O túnel se encontra em uma área particular e não está disponível para visitação.

Agradecimento aos proprietários por autorizarem nossa entrada. Agradecimento especial ao colega e pesquisador Ricardo Barros, @historiasdeextremoz, pelas informações sobre a localização exata do túnel.

Não deixe de seguir nossa página no instagram @pedalandonahistoria1

Fontes:

Lendas do Brasil, Gumercindo Saraiva, 1984

A história de Estremoz, Ir.A. Maria Dionice, 1997

Lendas de Extremoz, Simone Souza, 2020

Página: @historiasdeextremoz (Ricardo Barros)

COLEÇÃO “PERSONALIDADES EXTREMOZENSES” TEM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO LANÇADA

                                                Grupo Encantadores de Histórias No dia de ontem aconteceu o lançamento da 1ª edição da coleç...

Mais Vistos