Seguidores

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Gamboa do Jaguaribe: o que tem do outro lado do rio

 

O bairro da Redinha (Zona Norte da cidade de Natal) é, sem dúvida, um dos mais ricos em patrimônio histórico e cultural do nosso estado.  Bairro histórico que tem sua origem ligada a colônia de pescadores, passando pelo cemitério dos ingleses, abriga locais talvez desconhecidos para grande parte da população.

O sítio histórico e ecológico, Gamboa do Jaguaribe, é um espaço destinado aos estudos de culturas indígenas e educação ambiental. Há apenas 11km do centro da capital o local conta com uma série de atrativos e atividades socioambientais que, apesar da falta de apoio do poder público, resistem. Destaque para sua rica biodiversidade.

Ao ficar sabendo do local e da iniciativa procurei conhecer o lugar o mais rápido possível. Convidei o colega, Nivaldo (parceiro de pedal), para dar uma pedalada e desbravar esse espaço. Partindo de Extremoz e seguindo pela av. Moema Tinoco, após percorrermos os 16km que nos separavam, estávamos à procura de uma Oca indígena, assim foi a foto que havíamos visto pelas bandas da internet. O local é muito tranquilo de encontrar e o melhor acesso para quem vem da capital é pela Av. Dr. João Medeiros Filho (estrada da Redinha).

Fomos recebidos por uma das coordenadoras da reserva indígena, Railda, que, muito gentilmente, nos mostrou o espaço e as várias possibilidades educacionais e culturais existentes na Gamboa, como as trilhas ecológicas e o lago. Ela nos contou que o local tem uma área total de aproximadamente 5 hectares, 70 espécies de arvores, e em torno de 15 tipos de mamíferos frequentando o espaço. Em funcionamento desde 2016, as ocas indígenas são verdadeiras salas de aulas em meio a natureza. O local recebe estudantes de várias escolas para visitas guiadas, mediante agendamento. Muitos grupos de pedal também já colocaram a Gamboa na sua rota. Maiores informações são facilmente encontradas no Facebook da reserva.

 https://www.facebook.com/gamboadojaguaribe

 



segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Oficina Filosófica de Xadrez: explorando possibilidades de ensino e aprendizagem

    O Projeto “Oficina Filosófica de Xadrez” foi desenvolvido em 2017 na Escola Estadual Raimundo Soares na capital do Rio Grande do Norte. Coordenado pelo professor de Filosofia Leandro Soares, o projeto teve total apoio da equipe pedagógica e da gestão escolar.

    Tendo como público alvo alunos do Ensino Médio o Xadrez foi apresentado aos alunos como uma ferramenta pedagógica com capacidade para auxiliar os alunos no seu aprendizado em outras disciplinas.

   Raciocínio lógico, disciplina e paciência são fundamentais para o sucesso na prática enxadrística. Um poderoso aliado no ensino e aprendizagem dos estudantes.

    Filosofia é análise de raciocínio, pensamento lógico e que valoriza a razão. Na filosofia são trabalhados fundamentos lógicos, éticos e relações interpessoais.

    Em relação a dinâmica do projeto, as aulas ocorriam 2 vezes por semana após o horário escolar. A Escola participou pela primeira vez dos Jogos Escolares Estaduais no ano de 2017 o que representou uma motivação a mais para os participantes do projeto. Verificou-se uma melhora significativa no rendimento escolar dos estudantes envolvidos no projeto.



domingo, 20 de setembro de 2020

Eleição e Política: fenômenos totalmente diferentes

  É comum algumas pessoas não atentarem para a distância existente entre esses dois fenômenos. De um lado as paixões aguçadas pelos processos eleitorais, e do outro, o compromisso e o engajamento de participar da vida pública de onde se vive.

    Entre a atividade constante e permanente que é a política e o evento espetacular que são as eleições existe uma distância que só é superada pela indiferença de parte considerável da população.

    Como nos lembra o consultor político, Gilberto Musto, política não tem nada a ver com eleição! Vejamos; Eleição trata do processo de escolha de um representante para representar a sociedade em um determinado cargo eletivo (geralmente nos poderes executivo e legislativo, mas não apenas). Tem data para iniciar e terminar, ocorre, geralmente, a cada 2 anos (de acordo com calendário eleitoral) e envolve uma série de profissionais que fazem o espetáculo acontecer. Envolve paixões, desperta emoções, quase como em uma partida de futebol.

    A política está relacionada com os assuntos públicos de uma determinada localidade (uma comunidade, um bairro, uma cidade, país ou mundo). O lugar onde vivemos é o resultado das ações, ou mesmo das omissões políticas. Decisões políticas são tomadas e nos afetam a toda hora, em alguns casos nem são percebidas. De repente a rua que usávamos para se deslocar até o trabalho, agora é contramão. E lá se vai mais uma decisão política afetando diretamente nossas vidas.

    Na eleição vence o melhor espetáculo (não necessariamente o mais bem preparado). Talvez por isso fique aquela sensação de quarta-feira de cinzas quando passa a eleição. Pois, logo agora que vai iniciar a política de verdade, todos foram para casa aguardar o próximo espetáculo.

    Portanto, a cidadania não deve ser entendida como apertar um botão na urna a cada quatro anos. E sim, a sua conduta de acompanhar e cobrar de nossos representantes eleitos, por nosso voto, de forma diligente ao longo de todo o mandato.

 

 

 

Eleições 2020 em Extremoz: pouca ou nenhuma novidade!

 

Eleições 2020

Observando as Convenções Partidárias em Extremoz que ocorreram nesse mês de setembro: teremos 8 candidaturas em disputa pelo executivo municipal.

Chamaram atenção algumas aglomerações e grandes estruturas envolvidas. Tem promessa para todos os gostos.

Muitos nomes conhecidos na política municipal e estadual compareceram ou enviaram mensagens de apoio aos seus candidatos. Pouca ou nenhuma novidade!

Vejamos alguns destaques:

DIA 12:  Renata Rêgo

Ex-prefeito de Extremoz – Klauss Rêgo (2009 a 2016)

Ex-prefeito de Natal - Carlos Eduardo Alves

Prefeito Cearamirim - Júlio César

Dep. Federal - Benes Leocádio

Desp. Estadual - Eudiane Macedo

___________________

DIA 15: Eduardo Motta

 Ex-prefeito de Extremoz – Enilton Trindade (2001 a 2008)

 Ex-prefeito de Extremoz – Domingos Xavier (1993 a 1996)

 Ex-prefeito de Maxaranguape -  Amaro Saturnino

Dep. Federal – Rafael Motta

Dep. Federal – Walter Alves

Dep. Estadual – Ezequiel Ferreira

Dep. Estadual – Ubaldo Fernandes

_________________

DIA 15: Jussara Sales

Ex-prefeito de São Gonçalo – Jaime Calado

________________

DIA 15: Joas Oliveira - Atual Prefeito de Extremoz (2017 – 2020)

Presidente da Câmara Municipal de Extremoz– Fábio Vicente

_________________

DIA 3: Major Alberto

Dep. Estadual – Coronel Azevedo

__________________ 

SETEMBRO: Profa. Socorro Ribeiro

Profa. Ivone Freire

_____________________

DIA 12: Armando Fraga – Ex-vereador de Extremoz (Eleito em 2004)

Dep. Estadual – Sandro Pimentel

_________________

DIA 12: Caio Bruno

Ex-Dep. Estadual – Wober Júnior



 

 

COLEÇÃO “PERSONALIDADES EXTREMOZENSES” TEM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO LANÇADA

                                                Grupo Encantadores de Histórias No dia de ontem aconteceu o lançamento da 1ª edição da coleç...

Mais Vistos