Seguidores

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

PEDRA DO SINO EM CURRAIS NOVOS: QUE SOM É ESSE?

 

Muitos mistérios e lendas existem em torno da verdadeira história desse local que tem atraído cada vez mais visitantes à região que fica localizada no coração do Seridó Oriental Potiguar, mais precisamente, a cidade de Currais Novos no RN.

 

                                               Foto: http://www.guinerario.com.br/ 

Localizado no geosítio do município, distando em torno de 190 km de Natal, o local conhecido como Pedra do Sino está situado na Lagoa do Santo e tornou-se famoso por ser uma formação geológica que emite, literalmente, o som de um sino de igreja. O local fica há uns 10 km do centro da cidade. De acordo com guias locais, a pedra servia de meio de comunicação entres os povos indígenas, sobretudo, os Cariris e tinham diferentes significados. Algumas teorias cientificas argumentam que o som poderia ser provocado pela grande quantidade de poros presentes na estrutura geológica da rocha, a propagação do som e em função de não estar totalmente em contato com o solo. Apesar de algumas explicações, não faltam crenças, lendas da população, e até mesmo associações com alienígenas para tentar explicar o fenômeno. Permanecendo, assim, o mistério e atraindo um número cada vez maior de visitantes.

De acordo com o documentário produzido pela TV Tribuna, dirigido pela jornalista Cledivânia Pereira e com reportagem de Luiz Henrique, na década de 1990 o geosítio passou a ser de grande interesse cientifico e geológico, já a partir de 2010 com a criação do projeto Geoparque Seridó (projeto de extensão da UFRN) o local ganha imenso valor cultural e histórico para a região. O turismo no local tem perfil pedagógico e cientifico, atraindo escolas do ensino básico e estudantes de geologia, geografia e turismo – principalmente. Segundo o coordenador do Geoparque Seridó, o professor e geólogo Marcos Nascimento da UFRN, o Geoparque abrange um total de seis municípios (Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúbas dos Dantas e Parelhas) e já se credencia a ser o mais novo Geoparque do Brasil e um dos poucos de toda a América Latina, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A cidade abriga, ainda, em seu geosítio outras atrações como Pico do Totoró - com seus 273 metros de altura - e a Pedra do Caju. Sem contar com a famosa Mina Brejui que teve seu apogeu durante a segunda guerra mundial, visitada frequentemente, já traiu mais de 20 mil visitantes nos últimos anos.

Enquanto você prepara as malas para ouvir esse som de perto e tentar descobrir que som é esse, vale a pena dar uma conferida no excelente documentário produzido pela TV Tribuna e se maravilhar com as belíssimas imagens feitas pelo grande fotógrafo Alex Régis. Parabéns a todos pela belíssima produção.

https://www.youtube.com/watch?v=hgU01SOPvdw&feature=emb_logo


 



7 comentários:

  1. Muito legal esse lugar. Parabéns pelo texto. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu Seridó e seus fascínios! Parabéns pelo texto, Leandro!

    ResponderExcluir
  3. Nosso estado é suas belezas naturais.parabens Leandro

    ResponderExcluir
  4. Olha que aqui tem muitos locais legais pra visitar. Obrigada pelo texto informativo Leandro.

    ResponderExcluir
  5. Nosso RN tem história!!!
    Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  6. Está precisando de um texto, falando sobre o Patrimônio Histórico em Extremoz.

    ResponderExcluir

COLEÇÃO “PERSONALIDADES EXTREMOZENSES” TEM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO LANÇADA

                                                Grupo Encantadores de Histórias No dia de ontem aconteceu o lançamento da 1ª edição da coleç...

Mais Vistos