Seguidores

quinta-feira, 23 de maio de 2024

IR. MARIA DIONICE DÁ NOME A NOVA ESCOLA EM EXTREMOZ

 

         Familiares da Ir. Maria Dionice em solenidade de inauguração da escola que leva seu nome. Foto: Leandro Soares.

Ontem, dia 22, foi inaugurada a nova escola municipal da cidade de Extremoz. Chamada Escola Municipal Ir. Ana Maria Dionice da Silva, localizada no bairro Moinho dos Ventos, mais precisamente no Jardim Botânico, Rua das Túlipas. A solenidade contou com a presença dos familiares da homenageada, de varias autoridades da administração municipal, poder executivo, legislativo, igreja e sociedade civil, bem como a futura equipe gestora da nova escola. A homenageada, Ir. Maria Dionice (1964-2014) foi escritora, historiadora e missionária. Autora do primeiro e, por muito tempo único, livro que conta a história da cidade de Extremoz. Trata-se do livro História de Estremoz, publicado dia 20 de fevereiro de 1997 pela editora do Sebo Vermelho.

Uma importante homenagem para a memória e para a história de Extremoz. Assim, é fundamental que todos possam conhecer melhor a história dessa grande figura humana que foi a Ir. Maria Dionice. Ela, sem dúvida, faz parte da identidade de Extremoz. Como bem disse o historiador e escritor, Juarez Viana, por ocasião do I Seminário Ir. Maria Dionice, realizado em abril desse ano: “A Ir Maria Dionice é símbolo para Extremoz assim como Auta de Souza é para Macaíba, Alzira Soriano para Lages, Celina Guimarães para Mossoró e Nísia Floresta para antiga Papiri”.

A Ir. A. Maria Dionice nasceu em 27 de julho de 1964, no município de Várzea-RN, filha de Maria Rodrigues da Silva e Severino Hércilio da Silva. Como membro da congregação Filhas de Santana desenvolveu um trabalho missionário com a juventude em Extremoz por muitos anos. Dedicou sua vida ao serviço comunitário, serviu na congregação Madre Rosa situada em Extremoz, sempre realizando um trabalho voltado para ajudar os mais carentes. Contribuiu de forma significativa para o resgate da história política, social e religiosa do munícipio. Estudou teologia em Roma. Na pastoral se dedicou muito à infância e adolescência missionária.  

I SEMINÁRIO IR. MARIA DIONICE

O I Seminário Ir. Maria Dionice foi idealizado e coordenado pelo Prof. e escritor Leandro Soares e realizado em parceria com a Academia Extremozense de letras. O seminário teve a participação de dez palestrantes que se revezaram em torno de três mesas redondas temáticas. Os temas abordados foram à biografia da homenageada com o relato e os testemunhos dos que tiveram a oportunidade de conviver com ela, assim como sobre o pioneirismo e a atualidade da sua obra. O evento foi realizado no auditório CEEP Hélio Xavier, no último dia 20 de abril, por ocasião dos 10 anos da sua morte. O evento foi importante para ajudar a divulgar e tornar o nome da Ir. Maria Donice mais conhecida da população que, muitas vezes, desconhecem a própria história. Mais informações sobre o Seminário podem ser conferidas no perfil do Instagram oficial do evento e na matéria completa disponível no link a seguir: @seminariomariadionice2024

https://extremozemprosa.blogspot.com/2024/04/familia-da-escritora-ir-maria-dionice-e.html

LIVRO EXTREMOZ EM PROSA

Confira abaixo, trecho da entrevista com o professor e escritor Leandro Soares por ocasião do lançamento do seu livro Extremoz em Prosa. A obra contém a primeira biografia sobre a Ir. Maria Dionice já publicada. Lançada no início de Janeiro desse ano. Após grande sucesso e repercussão os primeiros lotes encontram-se esgotados. Perfil do escritor no Instagram:

Trecho da biografia da Ir. Maria Dionice. (Livro Extremoz em Prosa do autor Leandro Soares).

@pedalandonahistoria1

https://www.youtube.com/watch?v=-MGOXS3J3_M&t=24s 


A seguir, veja alguns momento da solenidade de inauguração da nova Escola Municipal Ir. Ana Maria Dionice da Silva: Foto por Leandro Soares

Prof. Leandro Soares conhecendo a equipe gestora da nova escola: da direita para esquerda (Samara Magaly, Monica Cintya, Lindiana Araujo e a Secretaria de educação - Kátia Borba).

Autoridades presentes: ao centro, Prefeita Jussara Sales e o Vice-prefeito Izidoro Filho. à esquerda, o irmão da homenageada, Sr. Abimael Silva e o Vereador Anderson Barbosa. À direita a Freira Ir. Maria José (representando a congregação Filhas de Santana) e a secretaria de educação, Kátia Borba.

Ao centro, Sr. Abimael Silva (irmão da homenageada), à esquerda, a escritora Simone Maria e o Poeta Vadenor do Cordel, à direita, o Prof. Leandro Soares.
Irmãs da congregação filhas de Santana com a Escritora Simone Maria

Secretária de Educação, Kátia Borba, com as Irmãs da Congregação Filhas de Santana
                               Familiares da Ir. Dionice já "inaugurando" as novas salas de aula

Placa de inauguração da escola







 



domingo, 19 de maio de 2024

ESCRITORA PREMIADA COM A PALMA DE OURO LANÇA LIVRO COLETIVO COM ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL

 


                                            Escritora Simône Linhares - Coordenadora do CLESLI

Sabemos que sozinhos difícilmente podemos alterar a realidade na qual estamos inseridos. Mas, sem dúvida, existem inciativas singulares e imperativas que podem contribuir para o processo de transformação social por meio da literatura. A professora e escritora premiada, Simône Linhares, tem desenvolvido um trabalho ímpar através do Clube de Leitura Sementes Literárias com estudantes do Ensino Fundamental na Zona Norte de Natal.  

          Simône Linhares é produtora cultural, poetisa, escritora premiada internacionalmente e membro do Coletivo Literário Mulherio das Letras.  Participou da Expo Intenerante da Literarte em Genebra e capitais brasileiras. Tem livros publicados e participações em várias antologias. Destaque para as obras Acorda, conto que dormes!, As Cinco Estações, Mãe de todos nós, dentre outras. Foi vencedora do prêmio Palma de Ouro em Lisboa – Portugal.  O prêmio foi referente ao Concurso da Rede Sem Fronteiras pelo Mundo, Vol.6 na categoria VERSO. A coletânea foi lançada na 91ª Feira do Livro de Lisboa, em 2021.

             Em relação ao projeto literário do Clube de Leitura, já é possível ver os primeiros frutos. Um livro de poemas escritos pelos próprios estudantes. A coletânea “Primeiras Sementes” foi escrito por membros do CL e alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino, localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Natal-RN. A publicação representa o resultado de um trabalho que tem sido desenvolvido na Escola desde o ano de 2017 com a criação do Clube de Leitura Sementes Literárias (CLESLI).

             A organizadora da obra, Simône Linhares, explica que foi uma experiência muito marcante acompanhar a produção e escrita dos textos desde o seu início, no Clube de Leitura. O trabalho contou com as ilustrações de Katia Cavalcanti, com projeto gráfico de Júlio Salgado, e a revisão de Abel Silvino. O Prefácio ficou por conta da professora e formadora de mediadores de leitura da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Miriam Dantas de Araújo. O grupo e a obra foram respaldados por alguns escritores, dentre eles a presidente da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares, Flauzineide Moura.

Segundo Flauzineide (ALAMP), a leitura da literatura, o compartilhamento dos textos lidos e o fato de se sentirem como parte de uma comunidade de leitores despertou nesses adolescentes a sensibilidade, o gosto estético e o desejo de também expressarem sua realidade, muitas vezes adversa, seus anseios, imaginação e intuição poética através da escrita. O livro revela o protagonismo dos seus autores e o papel transformador da leitura e da literatura.

Dentro do projeto do Clube também ocorre o Seminário de Leitura e Literatura,  que esse ano entra em sua terceira edição reunindo e agregando escritores,  poetas, professores  e amantes da leitura. São 10h de arte e cultura imperdíveis. Um momento muito rico e aguardado por todos.

            Sobre a origem do projeto, Simône lembra que nasceu ainda no ano de 2017, com os alunos "leitores do ano" de 2016. Espontaneamente, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com idade entre 10 a 16 anos, buscaram se inserir nesse novo espaço na Escola. Disse ainda que à medida que os encontros iam acontecendo, novas descobertas, prazeres, sentimentos, emoções foram fortalecendo o relacionamento entre os alunos leitores e a literatura.

Confira um bate papo que tivemos com Simône:

SUA HSTÓRIA COM A LITERATURA

 A literatura faz parte de minha vida desde criança.  Sempre gostei de ler e meus pais me encantaram com presentes de livros infantis e suas histórias.  Por volta dos 14 anos, comecei a escrever meus primeiros poemas, mergulhei na história das Escolas Literárias, seus escritores e obras - no Ensino Médio.  As artes me atraem. Na universidade, e depois, como professora,  não parei de escrever. Daí,  lancei meu primeiro livro de poesia "As Cinco Estações", em 2007, em meu recital de canto, entrando definitivamente para o mundo da literatura. 

VIVÊNCIA NA ESCOLA TEREZINHA PAULINO

Na Escola Terezinha Paulino  segui com meus projetos culturais com o objetivo de envolver mais os alunos e oportunizá-los a experimentos e vivências diferenciadas que os façam reconhecer a importância do conhecimento,  enquanto cidadão. Na Terezinha o material humano é rico, vibrante  e diverso.

O QUE A POESIA PODE FAZER PELO SER HUMANO

 Quando alguém experimenta a poesia que está nas palavras,  na natureza,  no próprio ser, ela pode mudar várias coisas, pois é arte e, sendo arte, mexe com a emoção de forma positiva.  Atrai, alegra, acalma, instiga, questiona, abraça e por aí vai...

 PRÊMIO PALMA DE OURO EM PORTUGAL

O prêmio da "Palma de Ouro" concedido pela Rede Sem Fronteiras pelo Mundo - um Concurso sério,  que valoriza a sensibilidade  estética e a competência dos escritores  - me trouxe mais credibilidade local, sentimentos de valorização,  reconhecimento,  pertencimento, alegria e também um  "certificado" oficial para a continuidade de meus projetos. 

SOBRE O CLUBE DE LEITURA

O nosso CLESLI se reúne quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 11h30, na Sala de leitura da Escola Municipal Profa. Terezinha Paulino (Natal-RN). Está aberto à visitação. 

Contato pelo Instagram @simonelinhares_ 

 

                                                         Livro Primeiras Sementes

                                                   Clube de Leitura Primeiras Sementes 

                                                         Seminário de Leitura e Literatura 

                          Participação da Semana Pedagógica da E.M. Vera Lúcia em Extremoz




Livro de Fátima Ribeiro revela como um homem e um sonho revolucionaram a educação no semiárido potiguar

Escola de Zé: Fé e Educação Transformadora      Nas terras banhadas pelo sol do sertão Potengi, conhecemos a história de José Miguel, um hom...

Mais Vistos