Seguidores

terça-feira, 2 de julho de 2024

UMA VISITA AO PRIMEIRO SEBO DE EXTREMOZ

 


                                                     

                                                                    Poeta Carlos Magno Foto: Leandro Soares

Mais que um local para a compra e troca de livros os Sebos representam uma verdadeira revolução na democratização da cultura e da literatura. Mesmo com as constantes inovações técnicas e tecnológicas, eles resistem. No Estado temos noticias dos primeiros Sebos remontarem ainda a primeira metade do século XX. Um local de encontros, de bate papo, frequentado por intelectuais e amantes da literatura, trata-se de um espaço vivo e que respira cultura. Essa é a proposta do primeiro Sebo da cidade de Extremoz – o Sebo Menino do Grude. Localizado no bairro Vila Real, é uma iniciativa do Poeta Carlos Magno.

Estivemos visitando o primeiro Sebo da cidade de Extremoz. Na ocasião batemos um papo com Carlos Magno que compartilhou um pouco da sua trajetória com a literatura e sobre as motivações por trás dessa bela iniciativa. Confira alguns momentos desse papo.

 HISTÓRIA COM A LITERATURA

            A literatura entrou na minha vida de uma forma muito interessante, quando morava ainda no bairro de Mãe Luiza na década de oitenta, minha avó, que era doméstica, trazia alguns livros da casa das patroas. Livros usados, velhos e assim foi meu primeiro contato com o mundo dos livros. Claro, a escola e os professores foram grandes incentivadores, assim como minha mãe também. Mas foi por meio do teatro que o contato com o texto e a literatura se aprofundou. Ali mergulhei ainda mais na arte e na literatura. Sou apaixonado por autores como Cecília Meireles e Augusto dos Anjos até hoje. Inclusive fui um dos fundadores da Sociedade dos Poetas Vivos (SPVA) no final da década de noventa.

A IMPORTÂNCIA DE UM SEBO PARA UMA CIDADE

            Além de possibilitar o acesso a cultura e a literatura de forma mais democrática, o Sebo é fundamental para promover o encontro de intelectuais, apresentações culturais, saraus poéticos, um bate papo, um café, um grude, em fim, degustar a literatura em todas as suas facetas. Um espaço para a ampliação do saber.

IDEIA PARA CRIAR O PRIMEIRO SEBO DE EXTREMOZ

Quando cheguei a Extremoz, no contexto de uma pós-graduação em Cultura e Literatura do RN – que estava concluindo na UFRN e dentro de uma necessidade de adquirir e trocar alguns livros - descobri que não havia Sebo na cidade. Assim, tive a ideia de criar o primeiro Sebo na Cidade – inicialmente na minha casa mesmo e comercializando pelas redes sócias. Mas a ideia é abrir um espaço físico no centro de Extremoz.

DESTAQUE PARA AUTORES EXTREMOZENSES

Uma das iniciativas do Sebo é a promoção e a divulgação da literatura produzida em Extremoz. Hoje nos temos muitos autores produzindo em Extremoz e chegando novos autores. Assim o espaço Menino do Grude também surge como possibilidade de congregar toda essa produção literária em um só lugar.

COMO ENTRAR EM CONTATO

            O perfil do Sebo no instagram é @sebomeninodogrude ou direto no Whatsapp (84) 9 8155-5028, falar com Carlos Magno. Está localizado na Rua Dom José, n. 201, Bairro Vila Real em Extremoz.

 



Um comentário:

Livro de Fátima Ribeiro revela como um homem e um sonho revolucionaram a educação no semiárido potiguar

Escola de Zé: Fé e Educação Transformadora      Nas terras banhadas pelo sol do sertão Potengi, conhecemos a história de José Miguel, um hom...

Mais Vistos