Seguidores

sábado, 18 de maio de 2024

PEDALAR E DESBRAVAR: O SENTIDO DE SE PERDER EM SI MESMO

 

Grupo Desbravadores - Foto: Vale do Silêncio

Segundo o dicionário Priberam, a palavra Desbravar, um verbo regular, pode ter diversos significados. Como verbo transitivo direto pode exprimir a ideia de retirar a bravura, ou seja, amansar. Também pode ser entendida como retirar obstáculos do caminho. Além da noção de explorar locais ou regiões desconhecidas. Já no sentido figurado, pode expressar o sentido de alcançar seus objetivos, ou ainda, preparar um terreno para que o mesmo possa ser cultivado. Seja como for, Desbravar está sempre associado à noção de superação. E como foi dito no pedal, hoje pela manhã, o corpo vai para onde a mente manda.

                Assim, não consigo pensar em um nome mais apropriado para um grupo de pedal. A prática do ciclismo oferece diversas possibilidades de se (Re) conectar com nós mesmos. Seja procurando enxergar a realidade de outras perspectivas, seja procurando outras interações com a natureza, ou ainda, e essa é minha preferida, simplesmente se perder em si mesmo. Nesse momento, os problemas e as preocupações pessoas ficam de lado e dão lugar para o desconhecido, para novas possibilidades existenciais. Seria, talvez, uma espécie de Desbravar a si mesmo. Procurando o que já estava lá e, pela correria do dia-a-dia não conseguimos ver.

                Finalmente, deixo aqui, o meu elogio ao grupo de ciclismo Desbravadores, criado no inicio do Outono desse ano por um grupo de amigos com afinidades em comum. A paixão pelo desconhecido e o amor por explorar diferentes possibilidades de existência. Registrar e aproveitar cada momento das aventuras é a marca registada do grupo. E tudo isso em cima de uma bicicleta. Fico feliz em fazer parte dessa fraternidade do pedal. Por fim, tomo a liberdade de compartilhar com os leitores algumas imagens feitas hoje pela manhã. Não imagens cinematográficas e que impressionam por sua qualidade, antes, imagens que falam mais sobre o estado de espirito de quem as fez do que qualquer outra coisa.

Postes eletrificados caídos pelo caminho

Fogão a lenha usado há gerações

Um lugar novo que conheci graças ao grupo. Chamei de Lago Invisível. O nome está em análise pelo grupo.

A grandeza das coisas simples e pequenas. 








3 comentários:

  1. Pedalar e conhecer! Pedalando e abrangendo conhecimentos!

    É como defino cada pedal. Seja em grupo ou só. Para mim, competir com outros não está no meu dicionário, mas sim, viver e partilhar do mesmo momentos com todos. Essa é ideia do pedal. E hoje não foi diferente. Parabéns a Equipe Desbravadores por mais um pedal.

    ResponderExcluir
  2. Grupo de pedal diferenciado saímos para explorar e sem pressa de voltar.

    ResponderExcluir
  3. O corpo vai para onde a mente manda. Desbravar também é superar limites, se desafiar, sair da zona de conforto, é alegria, diversão, é conhecimento é arte. Olha que imagens lindas ! Amizades lindas também são construídas, parabéns ao grupo desbravadores e ao professor Leandro pela matéria.👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Livro de Fátima Ribeiro revela como um homem e um sonho revolucionaram a educação no semiárido potiguar

Escola de Zé: Fé e Educação Transformadora      Nas terras banhadas pelo sol do sertão Potengi, conhecemos a história de José Miguel, um hom...

Mais Vistos