Seguidores

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

CONJUNTO ESTRELA DO MAR: QUASE 40 ANOS DE HISTÓRIA

 


Em sua edição de 28 de janeiro de 1982, o jornal Diário de Natal, noticiava a  inauguração  do conjunto  Estrela do Mar em Extremoz-RN.   Eram 500 casas destinadas ao pessoal da Marinha (civil e militar). Estavam presentes  na solenidade o Ministro da Marinha  - Almirante de Esquadra Maximiano Fonseca, responsável pela criação do Corpo  Auxiliar Feminino  da Reserva da Marinha em 1980,      o então governador do estado  Lavoisier Maia,  o comandante do 3º distrito naval – vice-almirante  Dimas Lopes,  prefeito da capital potiguar -  José Agripino, além de representantes do sistema financeiro habitacional.

Em conversa com um dos antigos moradores do conjunto e militar da marinha na reserva, o amigo Armando Carlos, sendo um dos primeiros a adquirir imóvel no local ainda pelo ano de 1984, nos relatou que o Estrela do Mar havia sido concebido inicialmente para ser uma Vila Naval, o que acabou não se confirmando. Ainda, segundo Carlos, a própria Escola Estadual Almirante Tamandaré, construída juntamente com o conjunto, teria sido administrada nos primeiros anos pela própria marinha, havendo inclusive um veículo do tipo Kombi (Volkswagen) que dava apoio à escola. A escola recebe o nome em homenagem ao patrono da Marinha, Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré (1807-1892). Alguns anos depois, por volta da segunda metade da década de 80, a escola passaria a administração do estado.

Abaixo temos a capa da escritura do imóvel, que o colega adquiriu ainda em 1984 - cedida gentilmente. É possível observar no documento o timbre da Marinha do Brasil.

                                * Capa escritura do imóvel no Conjunto Estrela do Mar, 1984. (Acervo Pessoal)

Ainda de acordo com  a  matéria,   o projeto habitacional – construído com apoio do governo estadual no tocante à infraestrutura, contava com  áreas de lazer, pátios de feira, campos de futebol, quadra de esportes, escola,  posto de saúde,  e creche.  Foram investidos no total Cr$ 876 milhões de cruzeiros.  Quase 40 anos depois de sua inauguração muita coisa mudou, mas as memórias e histórias permanecem presentes nas relações afetivas que muitos moradores de Extremoz tem com o Estrela do Mar.


5 comentários:

  1. Parabéns amigo por contar a história desse ótimo local pra se morar.

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse texto de como surgiu o nosso conjunto mais antigo de Extremoz. Também tendo essa capa da escritura que minha tia adquiriu a casa naquela epoca onde hoje eu moro.

    ResponderExcluir
  3. Papai comprou uma casa ai... perdeu... se apossaram... essa parte acho que a história não conta...

    ResponderExcluir
  4. Legal, muito importante textos com essa temática de formação dos lugares de moradia

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor. Parabéns, Leandro!!!

    ResponderExcluir

SUCESSO “MENINO POBRE” DO MÚSICO MARCONI BRANCO, DE EXTREMOZ, CHAMA ATENÇÃO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

  O músico, poeta, compositor e escritor, Marconi Branco, lançou a música, Menino Pobre , ainda no final do ano passado e, caiu no gosto do ...

Mais Vistos